A distribuição da população da Ásia é irregular, pois existem locais de difícil ocupação, com média inferior a 1 hab./km2, enquanto outros países são superpovoados.
O Crescimento Populacional
Atualmente a maior parte dos países asiáticos apresenta taxas de crescimento vegetativo em declínio, graças a urbanização e às politicas de controle de natalidade. Na Índia, os índices de crescimento não estão diminuindo tão rapidamente quanto o governo gostaria, se tudo continuar assim, antes de 2030 a Índia será um dos países mais populosos do mundo.
Há três grupos de países, com características muito diferentes;
- Países industrializados- o Japão apresenta um dos menores índices de crescimento demográfico. Urbanização e modernização industrial, que reduziu natalidade a partir da década de 1970.
- Países com rápida urbanização- são países subdesenvolvidos que passaram por rápida urbanização. Isso determinou o crescente aumento nos custos da criação de filhos, maior participação das mulheres no mercado de trabalho, das taxas de crescimento vegetativo e de natalidade.
- Países pobres- maior crescimento vegetativo do mundo, determinado por motivos religiosos e pela urbanização.
Crescimento vegetativo é a média da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade.
A Crescente Urbanização
- Países do grupo I (Bangladesh e Laos)- a taxa de urbanização era baixíssima. Suas populações urbanas eram as menores do mundo, os países eram muito pobres, e havia pouco recurso para investir na infraestrutura.
- Países do grupo II (Arábia Saudita e Iraque)- a urbanização era média, atualmente é alta. Elevada produção de petróleo.
- Países do grupo III (Coreia do Sul e Israel)- a urbanização era alta em 1970, atualmente cresceu ainda mais e é a mais urbanizada do mundo. Nas cidades há a grande diferença de qualidade de vida entre os bairro, sendo os mais pobres as áreas eram habitadas por palestinos.
O Japão, um dos países mais desenvolvidos do mundo, tem cidades bem planejadas e elevado padrão socioeconômico. no sul-sudeste do Japão há a maior megalópole do mundo. Em 2011 havia 36,2 milhões de habitantes.
O Padrão Socioeconômico
- Taxa de mortalidade infantil- indica o numero de crianças que morreram antes de completar um ano, em cada mil nascidas vivas. É um confiável indicador da qualidade de vida de uma população.
- Expectativa de vida- É a média de idade das pessoas que morreram em um país em um determinado ano.
- Taxa de analfabetismo- É considerada uma das formas mais eficientes de avaliar uma integração de uma nação à modernidade.
Fonte
Apostila Anglo de Ensino
No comments:
Post a Comment