Separação de Misturas Heterogêneas
Sólido + Líquido
Consiste em deixar o sistema em repouso. A fase de maior densidade decanta, isto é, fica depositada, sedimentada no fundo do recipiente. O depósito sólido é denominado precipitado, ou corpo de chão, ou, ainda, corpo de fundo. Em seguida, separa-se uma das fases.
Numa mistura de água barrenta, a fase sólida (barro), por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente, e a fase líquida pode ser transferida para outro frasco. A decantação é usada, por exemplo, nas estacões de tratamento de água.
A fase líquida pode ser separada de outra maneira. Após a decantação da fase sólida, a transferência do líquido pode ser feita usando-se uma mangueira, iniciando-se o processo por sucção Esse processo é chamado de sifonação.
Utilizando se um aparelho chamado centrífuga (ou centrifugador), podemos acelerar a decantação da fase sólida. O aparelho executa um movimento de rotação que arremessa as partículas de maior densidade para o fundo do tubo.
Em laboratórios de análise clínicas são utilizadas centrífugas mais sofisticadas chamadas ultracentrifugas, que têm velocidade de rotação maior do que as manuais.
Por esse processo separam-se substâncias presentes em misturas heterogêneas envolvendo sólidos e líquidos.
Em um laboratório, a filtração simples é feita da seguinte forma:
- Dobra-se o papel de filtro, que é adaptado ao funil de vidro e umedecido;
- Em seguida, com o auxílio de uma baqueta de vidro, entorna-se a mistura sobre o funil;
- Desse modo, no papel de filtro ficará retido apenas o que não está dissolvido na fase líquida.
Fonte
Apostila Anglo de Ensino